LAVAR CORRETAMENTE AS MÃOS É O PRIMEIRO PASSO PARA AS MANTER SAUDÁVEIS E PREVENIR VÍRUS E INFEÇÕES

Pele hidratada e nutrida

Efetuar uma boa higiene corporal e lavar bem as mãos, são algumas das medidas essenciais para combater e afastar os vírus.

A seguir, partilhamos tudo o que precisa saber para ajudar a prevenir o coronavírus, com uma correta higiene e hidratação das mãos.

A importância de lavar as mãos no nosso dia a dia de acordo com a OMS.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, “os patógenos multirresistentes, portadores de doenças, consagraram-se na nossa sociedade atual. Por isso, a única medida para combater e prevenir novos focos de infeções passa por um controlo e medidas de prevenção básicas, como por exemplo, lavar as mãos, que é considerada uma ação fundamental para manter a segurança das pessoas”.

De acordo com a OMS, a possibilidade de sofrer de uma doença pode estar muito relacionada com o facto de não manter uma adequada higiene nas mãos.

Lavar as mãos pode prevenir o Coronavírus?

A resposta é sim e sim. Lavar as mãos é uma das principais medidas para evitar contrair o vírus.  De facto, mencionámos as práticas que convém manter para evitar o risco de contágio:

  1. Ficarmos em casa o máximo de tempo possível
  2. Manter um distanciamento social
  3. Lavar corretamente as mãos
  4. Tossir tapando a boca com o cotovelo
  5. Desinfetar elementos que possam ter estado em contacto com o vírus.
  6. Trocar de roupa ao chegar da rua e lavá-la.
  7. Aumentar a frequência dos banhos e a higiene pessoal, sobretudo se viermos da rua.
  8. Contactar com um profissional sanitário se temos sintomas

Por isso, é importante manter todas as precauções e realizar este simples gesto de lavar as mãos quantas vezes for preciso durante a nossa rotina diária, quer durante este confinamento quer no futuro.

As nossas mãos são as principais transmissoras de patógenos, pois involuntariamente podemos coçar a cara e tocar com elas a boca ou os olhos.

Como lavar as mãos adequadamente?

A chave para lavar as mãos de uma forma adequada em cinco passos:

  1. Molhe as mãos com água.
  2. Aplique uma quantidade suficiente de sabonete para cobrir ambas as mãos.
  3. Esfregue muito bem as mãos uma contra a outra. Neste passo, temos que ser conscientes ao esfregar as duas palmas das mãos, entrelaçando os dedos e limpando muito bem os dorsos e as pontas.
  4. Finalmente, seque muito bem as mãos com uma toalha ou papel descartável e termine limpando a torneira que abriu ao início.

Pode ver pormenorizadamente aqui todos os passos.

Em que tipo de situações é recomendável lavar as mãos?

A prática de lavar as mãos tem que ser frequente durante o dia todo, a partir do momento em que nos levantamos até ao momento em que nos deitamos, pois as nossas mãos estão em constante contacto com tudo aquilo que nos rodeia, quer em casa quer no caminho para o trabalho, supermercados, farmácias e outros lugares autorizados.

Então, em que tipo de situações é recomendável lavar as mãos? Por exemplo, antes e depois de tocar alimentos, antes das refeições, quando se tosse, depois de visitar uma pessoa doente ou tocar em dinheiro são algumas das principais circunstâncias.  

Os vírus e as bactérias estão presentes durante cada um destes processos e o risco de contágio de uns a outros está presente num simples toque. 

A importância de manter a pele hidratada e nutrida para evitar o aparecimento de sequidão, irritações e sensibilidade.

Manter um bom cuidado da nossa pele e do pH torna-se muito importante, dado que a nossa pele é o orgão que serve de escudo protetor, atuando como barreira ante os fatores externos, tais como a poluição, as alterações de temperatura ou as bactérias, e também de outros fatores internos, como por exemplo, a idade ou as hormonas.

Uma rotina de higiene muito profunda com uma exposição constante à agua e ao sabonete faz com que o nosso pH se desestabilize e a camada lipídica da nossa pele se ressinta, originando sintomas de desidratação, sequidão, vermelhidão ou inclusive sensibilidade.   

As fórmulas nutritivas de Lactovit preservam a camada lipídica da pele para evitar a sua desidratação.

Por isso, manter uma boa higiene de mãos durante estes dias é um fator chave para nos protegermos.  Por outro lado, a hidratação das mãos tornou-se uma parte deste processo,
aplicar regularmente loções ou cremes hidratantes favorecem os níveis ótimos de hidratação para o seu cuidado.

Outro fator a ter em conta é a hidratação do nosso organismo, beber a quantidade de água recomendada, tal como consumir alimentos ricos em verduras e frutas ajudará a regularizar estes indicadores da nossa pele.

Como é que Lactovit pode ajudar na higiene e no cuidado da sua pele?

Contar com produtos de referência para o cuidado da nossa pele é fundamental. Uma das principais marcas especialistas no setor da higiene pessoal é Lactovit.

Os produtos Lactovit incorporam os benefícios e as propriedades do leite nas suas fórmulas, por isso são muito suaves e delicados com a pele, podendo ser utilizados Por toda a família.  A sua gama de banho dá resposta às necessidades de cada tipo de pele, como por exemplo, a nutrição, a proteção e a reparação. Além disso, as suas fórmulas incorporam o complexo Protein Calcium, que reforça a pele e a nutre em profundidade para a manter forte e jovem.